segunda-feira, 28 de abril de 2008

Mensageiro do Morro




Hoje eu fui convidada por uma amiga para ir a um debate com Mv Bill. O debate era sobre a relação das mulheres com o tráfico, direta ou indiretamente. Bill está lançando seu terceiro livro com o mesmo tema. Para a divulgação, escolheu um caminho diferente, além dos debates costumeiros, acrescentou visitas a presídios femininos.



A amiga em questão, foi minha colega de estágio na Febem, sendo ela estudante de serviço social. Segundo ela, quando ouviu falar que o Bill ia estar aqui em Fortaleza para debater sobre o tema, logo lhe veio a minha imagem na cabeça.

É, eu sou fã do Bill. Corrijo! Eu sou uma admiradora do Bill! Pra mim ele consegue ultrapassar as barreiras das favelas. É um dos poucos rappers brasileiros que tem a articulação suficiente para transitar entre morro, asfalto, universidades, políticos e policiais. O cara propõe debates e mudanças com os pés no chão e de olho na realidade. Como ele mesmo disse hoje, ele tem uma postura diferente da maioria dos integrantes do movimento hip-hop: além de questionar, ele permite ser questionado.

Hoje eu me senti muito bem. Trocaria 30 forró no sítio, para escutar o Bill por algumas horas. Da mesma maneira que, alguns gigas do meu mp3 estão sempre reservados para o Mano Brown e companhia... É eu me identifico com o rap e eis o porquê:

"É! Mantenho minha cabeça em pé! Fale o que quiser pode vir que já é! Junto com a ralé, sem dar marcha ré ! Só Deus pode me julgar, por isso eu vou na fé !" (Só Deus Pode Me Julgar - MV Bill)

5 comentários:

Renato disse...

Já vi o Mv Bill no Faustão um monte de vezes. Falava algo sobre a CUFA, sobre campeonato de basquete de rua, sobre a sério Falcão,... enfim, ele não pára e não olha só pro seu próprio umbigo.

Rap pra mim é que nem repente. É poesia.

Mário Aragão disse...

Gostava muito de rap, principalmente perto dos meus 20 anos, mas ai o diabo do mundo veio e me engoliu. Arriégua deu saudade agora de ter 20 anos. (depois falo sobre isso)

Sim, mas eu me identifico mesmo é com o Raimundo Soldado:

"Agora
A festa vai começar
E nós vamos se amar
Até a madrugada chegar

Ôoo..ôoo"

hahaha!

Abraço procês!

Karila disse...

ei de quem é aquela musica que diz assim:

"pq vc me chama de ladrão?
só pq roubei seu coração?
vc precisa concordar comigo, eu não mereço esse castigo, essa sua ingratidão..."

eu dou mó valor a essa musga ó...

Renato disse...

Ou é do Alípio Martins ou do José Orlando. Aqui tem mp3 com o Zé cantando.

Mário Aragão disse...

mE DÊ UMA CHUVA, UMA CHUVA DE AMOR!

Zé Orlando!