quinta-feira, 27 de novembro de 2008

CARL ROGERS

Durante muito tempo da faculdade eu me senti como um peixe fora d'água. Apesar de pessoas próximas afirmarem que eu tinha o perfil certo para cursar Psicologia, eu não compartilhava dessa certeza. Não me identificava com nada do que era falado em sala de aula, muitas coisas não eram sequer compreendidas por mim. Uma das poucas matérias que me despertavam interesse era a Filosofia e Sociologia. Pensei até em fazer um vestibular para Ciências Sociais e tentar casar as duas graduações, mas esse plano foi abortado pelo meu pai... ...Ainda bem!

A angústia que essa situação causava era enorme. Não queria fazer vestibular de novo e começar do zero. Não sabia pra onde poderia ir. Não me via em nada do que me era apresentado... ....até que conheci o Rogers.

Se você me pedir para explicar sobre a Psicanálise e suas diversas correntes, sobre a Análise do Comportamento, o Psicodrama ou qualquer outra teoria da psicologia, eu não garanto dar um "show", mas pelo menos com uma noção básica você sairá da conversa. Com a teoria proposta por Rogers eu não consigo fazer isso.

A sensação que eu tenho é que ele escreveu ela pra mim, ou melhor, parece que fui eu que escrevi. A mesma sensação que eu tenho quando leio os livros da Lya Luft. É algo tão enraizado dentro das minhas cranças e do modo como eu vejo a vida, que eu não consigo explicar a Abordagem Centrada na Pessoa ou ACP, para os mais íntimos.

Eu queria casar com Rogers. Eu não digo isso de muitos... Eu queria deitar na cama e ficar ouvindo ele falar por horas e horas dos seus pensamentos e reflexões, até eu dormir... ...Eu lombro com ACP!

Nas minhas horas extra-faculdade-trabalho eu detesto falar sobre qualquer assunto que venha a tocar na Psicologia. Não tem pedido pior do que: "Você que é psicóloga, o que acha da situação?".

Eu detesto falar sobre assuntos psi, mas hoje eu resolvi falar de CARL ROGERS.

4 comentários:

Renato disse...

Não falo mais de psi com vc.

Não tem pedido pior do que: "Você que é psicóloga, o que acha da situação?"

Karila disse...

ei eu fico injuriada com esses comentários... ...como se psicologo fosse praticamente um oráculo... Ou então analisasse as pessoas o tempo todo... guá!

renatim pode conversar, nao me lembro de vc pertubar sequer uma vez... =)

Renato disse...

É pq a gente não conversa há décadas.

Entendi o que vc quis dizer. O Dorgival Dantas me chamou pra ver o computador dele. Pode?

bjo na testa

Unknown disse...

Karila,
Achei muito interessante o seu comentário sobre Rogers, também acho que ele veio me "salvar" das outras correntes, que eu entendia, mas não sentia.... Você sabe de algum instituto em Goiânia que oferece formação na ACP? Abraços,

Sarah